Retorno

Colégios da UFSM retomam as aulas presenciais na próxima segunda-feira

Arianne Lima

Assim como as escolas das redes pública e estadual, colégios da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) retomam as atividades presenciais na próxima segunda-feira. A decisão foi tomada após uma reunião para discutir o decreto estadual que diz que escolas de todas as redes de ensino precisam retomar atividades presencialmente a partir da semana que vem.

UFSM tem retorno presencial de 100% dos técnicos nesta quarta

De acordo com o diretor do CTISM, Rafael Adaime Pinto, foram buscadas formas de viabilizar o máximo de atividades possíveis para este retorno, levando em consideração o atendimento ao decreto estadual e aos planos de contingência de cada unidade. 

- A intenção é retornar no dia 8. Claro que ainda temos algumas questões como os casos de grupos de risco e as limitações em termos de laboratórios. Nós tivemos os planos de contingência aprovados semana passada, e estamos trabalhando no sentido de ampliar o máximo a oferta. Então, já temos reunião com os coordenadores para que possamos trabalhar dentro desta data do dia 8 para o retorno - comenta Rafael. 

No Colégio Politécnico, foi possível programar as atividades presenciais a partir da aprovação de um plano de contingência. A diretora da Colégio Politécnico, Marta Von Ende, comenta que dentro do atual contexto, serão priorizadas as aulas práticas, que são relativas ao ano de 2020 e de outros semestres, buscando avançar também na questão teórica. As primeiras medidas já começaram a ser tomadas:

-Com relação ao Ensino Médio, nós vamos ter uma reunião com os pais amanhã (quinta-feira) à noite para colocar como estamos nos planejando nesse sentido. 

Na tarde desta quarta-feira, o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann se reuniu com os diretores dos dois Colégios, assim como da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, que está com atividades presenciais, para sincronizar os planejamentos. Para o Diário, o Burmann reiterou que a UFSM já vinha trabalhando para que o retorno das atividades práticas ocorresse nos próximos dias e que com o decreto do Governo Estadual, serão apenas incorporadas atividades teóricas para os estudantes do Ensino Médio onde for possível e respeitando as condições estabelecidas anteriormente.

Inscrições para mestrado e doutorado da UFN estão abertas

DECRETO

O governo do Estado publicou, na segunda edição do Diário Oficial do dia 29 de outubro, um novo decreto sobre as normas aplicáveis às instituições e estabelecimentos de ensino situados no Rio Grande do Sul durante a pandemia. A normativa, que revoga o Decreto nº 55.465/2020, restabelece a obrigatoriedade do ensino presencial na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) em todas as redes de ensino (pública, estadual e privada) do Estado. 

O novo decreto passa a vigorar a partir do dia 8 de novembro, visando uma maior organização das escolas, assim como a comunicação aos estudantes sobre como se dará a volta obrigatória às aulas presenciais. Na semana anterior à prorrogação, o governo estadual havia afirmado que o retorno seria no dia 3 de novembro. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

'Em um processo, os fatos devem ser mais importantes que os personagens', diz juíza do Caso Bernardo Anterior

'Em um processo, os fatos devem ser mais importantes que os personagens', diz juíza do Caso Bernardo

Próximo

Microchipagem de cavalos será retomada nesta quinta-feira, no Passo das Tropas

Geral